Noticia


05/06/2018: LUG apresenta seus produtos de software para a Farmácia Hospitalar na Inglaterra (I)

A empresa LUG assistiu a dois dos principais eventos internacionais sobre Medicina e Farmácia Clínica: “Reducing Medication Errors National Summit 2018” e “The Clinical Pharmacy Congress 2018”, celebrados em Londres no passado mês de abril.
A empresa espanhola aproveitou a sua presencia nos dois encontros para mostrar aos profissionais da saúde quais são as características dos seus produtos tecnológicos, desenvolvidos com o objetivo de garantir a segurança, qualidade e eficiência nos processos que acontecem na farmácia hospitalar.
Particularmente, o evento “Reducing Medication Errors National Summit 2018” com mais de uma centena de profissionais do setor da saúde, esteve focado na análise de um estudo recente desenvolvido por acadêmicos universitários das Faculdades de Manchester, Sheffield e York. Nesse estudo foi revelado o preocupante número de erros no Sistema de Saúde da Inglaterra: mais de 230 milhões de erros de medicação. No mesmo estudo, foi publicada como causa principal da morte de 712 casos a reação adversa aos medicamentos.
Neste sentido, os profissionais que assistiram junto com os responsáveis das empresas de software (LUG entre elas) analisaram tanto os desafios aos quais o setor se enfrenta quanto as melhoras a serem implementadas para eliminar os erros e conseguir melhor segurança nos tratamentos. Assim, o encontro permitiu o desenvolvimento de um programa de redução de erros de medicação, implementação de sugestões que garantam futuras mudanças e o apoio aos profissionais de manipulação e prescrição de fármacos para eliminar os erros. Também foi discutida a necessidade de acabar com o problema dos excedentes de fármacos e das precauções que tem que ser levadas a conta com os medicamentos de alto risco.



05/06/2018: LUG apresenta seus produtos de software para a Farmácia Hospitalar na Inglaterra (II)

A empresa LUG também participou no “The Clinical Pharmacy Congress 2018”, que teve a presencia de um total de quase 3.000 profissionais interessados nas últimas novidades do setor.
Um dos aspetos mais destacados do ato foi a apresentação do “CPC Connect”, que é uma nova plataforma online desenhada para o apoio aos farmacêuticos na nova regulação do setor e que conta com uma ampla gama de conteúdos novos para o desenvolvimento da prática farmacêutica.
Além disso, o congresso ofereceu diferentes simpósios, talheres e conferências e comemorou uma nova edição dos prêmios “Best of Clinical Pharmacy Awards”, outorgados anualmente aos profissionais e equipes como mais sucesso dentro do setor farmacêutico.



08/06/2017: Acordo entre INCART e Lug

Lug Healthcare Technology e o Instituto Nacional do Câncer Rosa Emília Sánchez Pérez de Tavares (INCART), hospital especializado no tratamento e diagnóstico oncológico na República Dominicana, assinaram um acordo de colaboração com o objetivo de reduzir os erros e aumentar a qualidade dos tratamentos na quimioterapia.
É por isso que o centro dominicano acabou de implementar na área da oncologia um novo sistema que oferece maiores garantias nos processos que são críticos na farmácia hospitalar.



26/01/2017: Caso de êxito da Lug na revista “Empreendedores”

A surpreendente história de como começou a Lug Healthcare Technology contada na revista “Empreendedores”, na página 4 dos “Casos de êxito”. Um erro no tratamento que quase lhe envenena.



16/11/2016: A Lug nas noticias de Telemadrid

Aparição da Lug nas notícias em Telemadrid. No vídeo, são mostrados os passos para a elaboração dos medicamentos, ajudado pelo sistema da Lug, chamado Lug-Traza. Gravimetrias e etiquetagens são algumas das diferenças chave do sistema para eliminar o risco de cometer erros. O Chefe da Farmácia e o chefe da Oncologia do Hospital de Fuenlabrada, explicam melhor o processo em suas declarações.



11/11/2016: O hospital de Fuenlabrada inaugura o sistema da Lug

O hospital de Fuenlabrada é o primeiro hospital de Madrid em colocar em funcionamento o sistema da Lug. Na notícia você poderá ver as explicações do Mario García, Chefe da Farmácia do Hospital, e do José María Argüello, fundador da Lug.



11/11/2016: A Lug na TVE- Jornal de Madrid

O Hospital de Fuenlabrada inaugurou o sistema da Lug com o objetivo de eliminar os erros de medicação na área da quimioterapia. Tal e como o Jornal argumentou, uma ferramenta simples que dá segurança ao paciente.



07/11/2016: A Tecnologia que evita erros na administração de fármacos

Lug Healthcare Technology, a start-up espanhola que elimina os erros de medicação devido à rastreabilidade. O Sistema é baseado em um “guia digital” que dirige os técnicos na elaboração de medicamentos de alta complexidade como são os citostáticos.



24/10/2016: A Lug no programa “Fábrica de ideias”

José María Argüello, fundador da Lug, nos conta no programa da TV espanhola TV2 “Fábrica de ideias”, como o software da Lug garante uma rastreabilidade integral na farmácia hospitalar.



19/10/2016: Dia Internacional do Câncer de Mama

Nós, da Lug Healthcare queremos apoiar todas as mulheres que lutam hoje contra o câncer de mama.



15/09/2016: Guia digital para evitar erros na oncologia

A Lug é baseada em um protocolo de gestão assistido por um software que guia os profissionais na elaboração de citostáticos na farmácia hospitalar, evitando desta forma os erros de medicação.



07/09/2016: Lug Healthcare Technology foi avaliada pela Gesvalt

Para nós é uma satisfação trabalhar com empresas como a Lug Healthcare Technology que desenvolvem projetos com um alto impacto social e contribuem à melhora de processos relacionados com a saúde”. Diretora Geral da Gesvalt, Sandra Daza.



28/07/2016: Como economizar nos hospitais

Após o relatório elaborado pela Lug “Inovação nos processos da Farmácia Hospitalar”, se conclui que o uso das ferramentas tecnológicas na farmácia dos hospitais consegue uma economia do 10%, aproximadamente, do gasto farmacêutico.



18/07/2016: Como evitar erros na Farmácia Hospitalar

Já é possível, com a nova tecnologia da saúde, que os erros sejam detectados antes de chegar ao paciente e que o hospital possa economizar até um milhão de euros por ano.



01/07/2016: Empreende Digital

Nova aparição da Lug no programa da TV espanhola, Empreende Digital (min 20:14)



09/06/2016: Asisa instalou Lug Traza

O grupo hospitalar Asisa colocou em funcionamento uma solução tecnológica para garantir uma maior eficácia e segurança nos tratamentos de oncologia



02/06/2016: O HUCA se soma a Lug Traza

O Hospital Universitário Central das Astúrias implementou na área da oncologia, o sistema da Lug Traza. Com esta tecnologia se consegue um controle individualizado de cada paciente e os riscos se minimizam.



02/06/2016: Como nasceu a Lug?

A Lug nasceu após a experiência pessoal de José María Argüello, quando ele quase sofreu um erro na administração do seu tratamento médico. A partir desse momento percebeu a falta de rastreabilidade na farmácia hospitalar



20/05/2016: Medicina baseada nos resultados

Diretores importantes da saúde se reuniram para discutir sobre a inovação e a gestão clínica. Iñigo Cuesta, Diretor de Organização da Lug, esteve presente.



24/04/2016: Novo Diretor Comercial

Pedro Zorita Francés é o novo Diretor Comercial da Lug Healthcare Technology. A nomeação forma parte da estratégia da Lug de impulsionar o seu plano de negócio tanto na Espanha como no exterior.



22/04/2016: O que é a Lug?

Descubra os benefícios da Lug através de um programa da TV espanhola (RTVE) Empreende (min 10:20)



05/04/2016: O gasto farmacêutico, um cavalo de batalha

O gasto farmacêutico cresceu 26% entre os meses de fevereiro de 2015 e janeiro de 2016 na Espanha, segundo o Ministério da Fazenda e as Administrações Públicas, convertendo-se em um dos fatores responsáveis pelo déficit do Estado



03/04/2016: 10 perguntas para empreender

Saiba como o fundador da Lug, com mais de 60 anos de idade, virou empreendedor.



11/03/2016: A tecnologia como fonte de economia

Muitos hospitais não têm automatizada a gestão farmacêutica e realizam os processos de forma manual potencializando a possibilidade de erros.



29/02/2016: Contra a crise, eficiência e rastreabilidade

Profissionais da saúde e preços altos dos medicamentos são dois dos fatores mais afetados pela crise, mas também a pesquisa e as novas tecnologias. Temos que pensar no futuro e na importância da tecnologia nos hospitais como uma ferramenta para incrementar a eficiência.



15/02/2016: Como conectar a prescrição com a manipulação e administração

A Lug desenvolveu um software que controla todo o processo do medicamento para evitar erros. Trata-se do único sistema informático no mercado que conecta a prescrição, a validação e a elaboração, conservação, armazenamento e administração.



08/02/2016: A Lug elimina os erros na farmácia hospitalar

O sistema da Lug elimina os erros da farmácia hospitalar, produzindo um controle em todo o processo desde a prescrição até a administração. Não só elimina os erros na farmácia hospitalar como também os farmacêuticos avaliam positivamente a nossa solução.



16/12/2015: A rastreabilidade economizaria 1 bilhão e 779 milhões de euros

Após um relatório elaborado pela Lug, a conclusão é que a rastreabilidade na farmácia hospitalar pode gerar uma economia de 1 bilhão e 779 milhões de euros



15/12/2015: Onde se produzem os erros de medicação?

40% dos erros de medicação na farmácia hospitalar acontecem na prescrição e 25% no processo de administração.



31/08/2015: Projeto Optimus

O projeto Optimus elimina os erros ao administrar a quimioterapia. Os códigos de barras permitem um seguimento de todo o procedimento.



14/04/2015: Segurança na preparação de citostáticos

Sexto dia da segurança do paciente e dos medicamentos. Elaborada pela Anna Farriols, farmacêutica da área de oncohematologia no hospital Vall d´Hebron.



21/02/2015: Rastreabilidade nos citostáticos

Sexto dia da feira Tecno sobre o sistema de rastreabilidade na elaboração e administração de citostáticos. Apresentação de Maria Queralt Gorgas, chefe da Farmácia Hospitalar, sobre o uso do nosso sistema Lug.



10/10/2014: Prevenção erros de medicação

O sistema oferece um controle que não permite nenhum erro em todo o processo pois se acontecesse, seria interceptado pelo sistema, impedindo que o processo continuasse.



16/06/2013: O sistema não permite erros

Se trata de um projeto de inovação tecnológica da Área da Farmácia que deu lugar à invenção patenteada da Lug.